A história do Colégio Sinodal Ruy Barbosa está associada ao processo de imigração alemã ao Alto Vale do Itajaí e à fundação da Comunidade Evangélica Luterana de Rio do Sul em 1908.
Embora existam registros de que, em 1906, já ocorriam aulas para filhos dos primeiros colonos imigrantes que se instalaram em Rio do Sul, foi apenas em 1908 que a Comunidade Evangélica Luterana de Rio do Sul foi fundada por iniciativa de Rudolf e Theodora Odebrecht e mais 36 colonos. Na ocasião, o missionário Gerold Friedrich Hobus conduziu o culto de instalação e organização da Comunidade. Com a oficialização desta, foi contratado o professor Franz Rudolf Kobertein, que tinha como atribuições a formação pedagógica e também a preparação dos jovens para a Confirmação na Fé.
Desde o início até os dias de hoje, acontecimentos significativos marcaram a caminhada da escola. Entre eles podemos mencionar o primeiro fechamento da escola em 1917, em razão da primeira guerra mundial, e a reabertura em 1927, em um novo prédio. Em 1939 ocorreu novamente o fechamento da escola na segunda guerra mundial.
No entanto, em 1948 houve outra tentativa de abertura de uma escola na comunidade que, então, começou com o Jardim de Infância. A partir deste momento, o Colégio não mais encerrou suas atividades, e até o presente momento presta relevantes serviços educacionais à região do Alto Vale do Itajaí.
Neste período, já ocorriam aulas para crianças, filhos dos primeiros colonos imigrantes que se instalaram na localidade, hoje denominada Rio do Sul. As aulas ocorriam na sala da residência do casa Rudulf e Theodora Odebrecht, ministradas pela professora Steinbach.
Em 26 de janeiro de 1908, 36 alunos, realizaram uma assembleia, após o Culto realizado na casa da família Odebrecht, para institucionalizar a Comunidade Evangélica Luterana de Rio do Sul.
A Escola então passava a ser reconhecida pelo Governo. Com a “fundação” da Comunidade Evangélica, também foi oficializada as atividades escolares desenvolvidas pela mesma. A Escola da Comunidade passaria então a ser reconhecida pelo Governo local.

Com o início da 1º Guerra Mundial, o Governo encerrou as atividades das escola vinculadas a grupos étnicos. Neste momento, somente as escolas mantidas pelo poder público ou subvenciondadas poderiam continuar suas atividades.
Durante o encerramento das atividades escolares, muitos documentos e registros do Colégio e da Comunidade foram destruídos.
O Colégio reabre , pós fim da 1ª Guerra Mundial, agora em um novo prédio.

Novamente, devido a 2º Guerra Mundial, e a encaminhamentos do Governo perante a instituições ligadas à imigração alemã, novamente o Colégio tem suas atividades encerradas.
Abertura do Jardim de Infância Delminda Silveira (início do que hoje é o Colégio Sinodal Ruy Barbosa). Após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1948, as atividades educacionais da Comunidade Evangélica Luterana de Rio do Sul são retomadas. Na ocasião foi criado o Jardim de Infância Delminda Silveira. Esta iniciativa coordenada pelo Pastor Hermann Stoer.
Neste ano, pela primeira vez a escola da Comunidade Evangélica passa a se chamar Escola Primária Ruy Barbosa. Este fato ocorreu com a fundação da escola primária que teve o Jardim de Infância acoplado a sua organização.
A Escola Primária Ruy Barbosa (atual Fundamental I) recebe autorização para funcionamento do Curso Complementar.
Neste ano o iniciam as atividades do Curso Normal Regional, e também há a alteração do nome da escola para Escola Evangélica Ruy Barbosa.
A Escola Evangélica Ruy Barbosa inicia a reforma do prédio da Maternidade Evangélica e passa a utilizá-lo para suas atividades.
Com a ampliação das atividades escolares, tem início as atividades do Curso Ginasial.
Novamente há uma ampliação das atividades escolares e inicia as atividades do Curso Científico. Neste ano, e também inicia-se o uso da nomenclatura Colégio Evangélico Ruy Barbosa.
O Conselho Diretor do Colégio decide pela construção de um novo prédio para abrigar o Colégio Evangélico Ruy Barbosa.

Visando a melhorar as condições para as aulas de Educação Física e as Equipe Esportivas do Colégio, é dado início a construção do Ginásio de Esportes.

Com o Colégio em alto prestígio e com a grande procura para a Educação Infantil, é realizada a compra de uma casa de dois pavimentos, em frente ao Colégio. Neste espaço, denominado Crescer, funcionam até hoje as turmas de Maternal.

A constante crescente do Colégio, traz também a necessidade de amplitude dos espaços físicos. No ano de 1996 é inaugurado o anexo frontal do Colégio, onde hoje situa-se as atividades administrativas do Colégio.

Seguindo orientação do Departamento de Educação da Igreja Evangélica, o Colégio passa a se chamar Colégio Sinodal Ruy Barbosa.
As atividades esportivas e as aulas de Educação Física sempre tiveram grande destaque no Colégio Sinodal Ruy Barbosa. Para melhoria dos espaços, no ano de 2002 foi realizado a Cobertura das quadras esportivas do Colégio.

A partir do ano de 2014, o Ruy Barbosa passou a contar com o apoio do governo da Alemanha para o projeto de ensino de Alemão. Através do Zfa (Departamento Central Alemão para ensino no Exterior), o colégio se associou ao programa “Shulen: Partner der Zukunft” (Escolas, uma parceria para o futuro). Trata-se de um programa mundial de fomento e incentivo ao desenvolvimento da língua e cultura alemãs.
Em 2016, o Colégio Sinodal Ruy Barbosa deu um importante passo de qualificação pedagógica no ensino de Língua Inglesa no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O trabalho desta disciplina foi acompanhado e supervisionado pela Escola de Idiomas Cultura Inglesa – Unidade Blumenau. Trata-se de uma das mais tradicionais escolas de idiomas no país, que ofereceu supervisão do trabalho pedagógico, apoio didático e treinamento aos professores. Esse trabalho teve como enfoque a qualificação do aprendizado dos alunos com um ensino de Inglês focado na eficácia.
Colégio passa a oferecer as línguas alemã e inglesa como componentes curriculares obrigatórios em todas as etapas de ensino.

Nos últimos anos, muitas famílias alteraram drasticamente seu formato, rotina e organização, motivadas, em especial, pelas novas exigências do mercado de trabalho. Atento a esta necessidade, a partir de 2017, o Colégio Sinodal Ruy Barbosa oferecerá o Período Integral aos alunos da Educação Infantil (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Trata-se de uma resposta pedagógica à crescente demanda das famílias.

Pensando em melhorar logística e ampliar os benefícios para os alunos e familiares, o Colégio disponibiliza uma cantina moderna, em novo local e mais próxima ao aluno, e paralelo a isso um refeitório servindo almoço de qualidade diariamente.
Cantina vídeo: youtu.be/W4VIODusNhs
Refeitório vídeo: youtu.be/DC3efuZnOZw

Em 2018 o Colégio Sinodal Ruy Barbosa lança o seu documentário, mostrando um pouco sobre os 70 anos do colégio na comunidade escolar. Assistam!
Documentário 70 anos: Documentário

