Portal online:
Galeria de fotos: Cônsul do Reino Unido visitou o Colégio ...
Galeria de fotos: A arte abstrata e as cores - 1º anos do ...
Galeria de fotos: O que há em nossa volta? - 2º anos do En...
Galeria de fotos: "A Menina Que Tricotava" - 2°anos do Ens...
Galeria de fotos: Atividades Extracurriculares - Tênis de ...
Galeria de fotos: Iniciação Tecnológica - Maternal 3
Galeria de fotos: Dia da fantasia: Deixando a imaginação f...
Limpar todas
O Colégio /

História

A história do Colégio Sinodal Ruy Barbosa está associada ao processo de imigração alemã ao Alto Vale do Itajaí e à fundação da Comunidade Evangélica Luterana de Rio do Sul em 1908.

Embora existam registros de que, em 1906, já ocorriam aulas para filhos dos primeiros colonos imigrantes que se instalaram em Rio do Sul, foi apenas em 1908 que a Comunidade Evangélica Luterana de Rio do Sul foi fundada por iniciativa de Rudolf e Theodora Odebrecht e mais 36 colonos. Na ocasião, o missionário Gerold Friedrich Hobus conduziu o culto de instalação e organização da Comunidade. Com a oficialização desta, foi contratado o professor Franz Rudolf Kobertein, que tinha como atribuições a formação pedagógica e também a preparação dos jovens para a Confirmação na Fé.

Desde o início até os dias de hoje, acontecimentos significativos marcaram a caminhada da escola. Entre eles podemos mencionar o primeiro fechamento da escola em 1917, em razão da primeira guerra mundial, e a reabertura em 1927, em um novo prédio. Em 1939 ocorreu novamente o fechamento da escola na segunda guerra mundial.

No entanto, em 1948 houve outra tentativa de abertura de uma escola na comunidade que, então, começou com o Jardim de Infância. A partir deste momento, o Colégio não mais encerrou suas atividades, e até o presente momento presta relevantes serviços educacionais à região do Alto Vale do Itajaí.

Linha do tempo
Inicio das atividades de ensino-aprendizagem para filhos de colonos imigrantes.

Neste período, já ocorriam aulas para crianças, filhos dos primeiros colonos imigrantes que se instalaram na localidade, hoje denominada Rio do Sul. As aulas ocorriam na sala da residência do casa Rudulf e Theodora Odebrecht, ministradas pela professora Steinbach.

 
1906
 
 
 
1908
Fundação da Comunidade Evangélica Luterana de Rio do Sul.

Em 26 de janeiro de 1908, 36 alunos, realizaram uma assembleia, após o Culto realizado na casa da família Odebrecht, para institucionalizar a Comunidade Evangélica Luterana de Rio do Sul.

Oficialização das atividades escolares por iniciativa da Comunidade Evangélica Luterana de Rio do Sul.

A Escola então passava a ser reconhecida pelo Governo. Com a “fundação” da Comunidade Evangélica, também foi oficializada as atividades escolares desenvolvidas pela mesma. A Escola da Comunidade passaria então a ser reconhecida pelo Governo local.



 
1908
 
 
 
1914
Com a deflagração da 1ª Guerra Mundial, a Escola foi fechada.

Com o início da 1º Guerra Mundial, o Governo encerrou as atividades das escola vinculadas a grupos étnicos. Neste momento, somente as escolas mantidas pelo poder público ou subvenciondadas poderiam continuar suas atividades.

Fontes e registros da Escola foram destruídos, ainda como consequência da 1º Guerra.

Durante o encerramento das atividades escolares, muitos documentos e registros do Colégio e da Comunidade foram destruídos.

 
1917
 
 
 
1927
Reabertura da Escola da Comunidade Evangélica já em um novo prédio.

O Colégio reabre , pós fim da 1ª Guerra Mundial, agora em um novo prédio.



Com deflagração da 2º Guerra Mundial, novamente a escola é fechada.

Novamente, devido a 2º Guerra Mundial, e a encaminhamentos do Governo perante a instituições ligadas à imigração alemã, novamente o Colégio tem suas atividades encerradas.

 
1939
 
 
 
1948
Retomada das atividades educacionais da Comunidade Evangélica de Rio do Sul.

Abertura do Jardim de Infância Delminda Silveira (início do que hoje é o Colégio Sinodal Ruy Barbosa). Após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1948, as atividades educacionais da Comunidade Evangélica Luterana de Rio do Sul são retomadas. Na ocasião foi criado o Jardim de Infância Delminda Silveira. Esta iniciativa coordenada pelo Pastor Hermann Stoer.

Entra em funcionamento a Escola Primária, que passa a se chamar Escola Primária Ruy Barbosa.

Neste ano, pela primeira vez a escola da Comunidade Evangélica passa a se chamar Escola Primária Ruy Barbosa. Este fato ocorreu com a fundação da escola primária que teve o Jardim de Infância acoplado a sua organização.

 
1951
 
 
 
1952
Início do Curso Complementar.

A Escola Primária Ruy Barbosa (atual Fundamental I) recebe autorização para funcionamento do Curso Complementar.

A Escola Primária Ruy Barbosa passa a se chamar Escola Evangélica Ruy Barbosa.

Neste ano o  iniciam as atividades do Curso Normal Regional, e também  há a alteração do nome da escola para Escola Evangélica Ruy Barbosa.

 
1954
 
 
 
1956
Novo espaço.

A Escola Evangélica Ruy Barbosa inicia a reforma do prédio da Maternidade Evangélica e passa a utilizá-lo para suas atividades.

Início do Curso Ginasial.

Com a ampliação das atividades escolares, tem início as atividades do Curso Ginasial.

 
1958
 
 
 
1968
Início das atividades do Curso Científico

Novamente há uma ampliação das atividades escolares e inicia as atividades do Curso Científico. Neste ano, e também inicia-se  o uso da nomenclatura Colégio Evangélico Ruy Barbosa.

Novo prédio

O Conselho Diretor do Colégio decide pela construção de um novo prédio para abrigar o Colégio Evangélico Ruy Barbosa.



 
1973
 
 
 
1989
Início das Obras do Ginásio de Esportes

Visando a melhorar as condições para as aulas de Educação Física e as Equipe Esportivas do Colégio, é dado início a construção do Ginásio de Esportes.



Aquisição de propriedade em frente ao Colégio e inauguração do espaço Crescer, voltado para Educação Infantil.

Com o Colégio em alto prestígio e com a grande procura para a Educação Infantil, é realizada a compra de uma casa de dois pavimentos, em frente ao Colégio. Neste espaço, denominado Crescer, funcionam até hoje as turmas de Maternal. 



 
1996
 
 
 
1996
Inauguração do prédio anexo frontal do Colégio Evangélico Ruy Barbosa.

A constante crescente do Colégio, traz também a necessidade de amplitude dos espaços físicos. No ano de 1996 é inaugurado o anexo frontal do Colégio, onde hoje situa-se as atividades administrativas do Colégio.



Colégio Sinodal Ruy Barbosa.

Seguindo orientação do Departamento de Educação da Igreja Evangélica, o Colégio passa a se chamar Colégio Sinodal Ruy Barbosa.

 
2000
 
 
 
2002
Inauguração da Cobertura das quadras esportivas.

As atividades esportivas e as aulas de Educação Física sempre tiveram grande destaque no Colégio Sinodal Ruy Barbosa. Para melhoria dos espaços, no ano de 2002 foi realizado a Cobertura das quadras esportivas do Colégio.



Língua Alemã.

A partir do ano de 2014, o Ruy Barbosa passou a contar com o apoio do governo da Alemanha para o projeto de ensino de Alemão. Através do Zfa (Departamento Central Alemão para ensino no Exterior), o colégio se associou ao programa “Shulen: Partner der Zukunft” (Escolas, uma parceria para o futuro). Trata-se de um programa mundial de fomento e incentivo ao desenvolvimento da língua e cultura alemãs.

 
2014
 
 
 
2015
Língua Inglesa

Em 2016, o Colégio Sinodal Ruy Barbosa deu um importante passo de qualificação pedagógica no ensino de Língua Inglesa no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O trabalho desta disciplina foi acompanhado e supervisionado pela Escola de Idiomas Cultura Inglesa – Unidade Blumenau. Trata-se de uma das mais tradicionais escolas de idiomas no país, que ofereceu supervisão do trabalho pedagógico, apoio didático e treinamento aos professores. Esse trabalho teve como enfoque a qualificação do aprendizado dos alunos com um ensino de Inglês focado na eficácia.

Línguas Estrangeiras - Alemão e Inglês

Colégio passa a oferecer as línguas alemã e inglesa como componentes curriculares obrigatórios em todas as etapas de ensino.



Alemão e Inglês
 
2016
 
 
 
2017
Vídeo Institucional

No final de 2017 o Colégio Sinodal Ruy Barbosa lança o seu vídeo institucional, mostrando um pouco sobre o que o colégio tem a oferecer para a comunidade escolar. Assistam! 
Vídeo Institucional: youtu.be/w81lUSrPgN8



Período Integral

Nos últimos anos, muitas famílias alteraram drasticamente seu formato, rotina e organização, motivadas, em especial, pelas novas exigências do mercado de trabalho. Atento a esta necessidade, a partir de 2017, o Colégio Sinodal Ruy Barbosa oferecerá o Período Integral aos alunos da Educação Infantil (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Trata-se de uma resposta pedagógica à crescente demanda das famílias.



Período Integral
 
2017
 
 
 
2018
Cantina e Refeitório - Novas instalações

Pensando em melhorar logística e ampliar os benefícios para os alunos e familiares, o Colégio disponibiliza uma cantina moderna, em novo local e mais próxima ao aluno, e paralelo a isso um refeitório servindo almoço de qualidade diariamente.
Cantina vídeo: youtu.be/W4VIODusNhs
Refeitório vídeo: youtu.be/DC3efuZnOZw



Compatilhe... link: