O Colégio Sinodal Ruy Barbosa reúne condições de fornecer aos estudantes as mais diversas habilidades para que eles saibam buscar explicações válidas, usando a criticidade e os conhecimentos científicos.
Para isto, os professores dispõem de metodologias educacionais e, uma delas, é a prática de seminário de pesquisa. Nas últimas semanas, por exemplo, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio se dividiram em grupos para estudar a temática “Presidentes da República Brasileira Pós-Regime Militar”.
O trabalho em grupo tem o potencial de fomentar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, favorecendo a conquista de conhecimento por meio da interação entre os colegas.
Além disso, em uma atividade em grupo, é possível explorar outros formatos, ajudando a organizar melhor as ideias sobre o assunto investigado e a sua melhor forma de exposição. Ao mesmo tempo em que aprendem, ensinam, num processo coletivo de construção de conhecimentos.
Para apresentarem suas temáticas, os alunos saem das suas zonas de conforto e obrigam-se a “pensar fora da caixa”, aprendendo a interpretar novas maneiras de enxergar determinadas situações.

Ver também:
- 1ª turma de 2022 do Projeto de Orientação Profissional é concluída com a visita de 6 profissionais
- Angela Rutzen assume direção do Colégio Sinodal Ruy Barbosa
- A importância da rotina na Educação Infantil
- Páscoa Cristã na escola
- Escolha de professores regentes e líderes de turma
- Programa em parceria com a PM busca prevenir o uso de droga e a violência