Portal online:
Novidade: Já pensou em estudar na Alemanha? Com o progr
Limpar todas

Robótica: O aluno como protagonista no processo de ensino e aprendizagem

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

A robótica desenvolve o pensamento computacional, a criatividade, organização e coloca o aluno como protagonista no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, o Colégio Sinodal Ruy Barbosa oferece aulas de robótica para os alunos do Maternal 3 até a 1ª série do Ensino Médio.

“Trata-se de um ambiente de aprendizagem onde os estudantes desenvolvem diversas atividades explorando os conteúdos trabalhados em sala de aula”, explica a professora, Andrea Roussenq.

Nos anos iniciais, as crianças trabalham com blocos duplos, passando pelas vigas, eixos, e caixas de redução. No 1º ano do Fundamental, elas exploram os conceitos de máquinas simples como alavancas, polias e engrenagens. A partir de 2021 essa faixa etária contará com o material Steam Park e Coding Express, iniciando a ideia de programação.

A partir do 2º ano, os alunos têm o primeiro contato com a linguagem de programação. Nesta fase eles já têm à disposição maletas com motor e dois sensores.

Do 6º ano em diante os desafios ficam maiores. Os robôs são autônomos e, para construí-los, os alunos contam com materiais mais avançados, como 3 motores, um bloco programável e 5 sensores, cuja função básica é estimar a condição e o ambiente no qual o robô está inserido para executar determinada função.

Entre os benefícios do uso da robótica na educação está o desenvolvimento do raciocínio lógico, analítico e crítico, além do letramento digital, estímulo da criatividade, desenvolvimento de habilidades sócio emocionais e de solucionar situações/problemas.

Scratch: Robótica na prática 

Aprender a programar é uma das habilidades desenvolvidas nas aulas de robótica. É através da programação que os robôs executam ações para alcançar os objetivos desejados.

Com o Scratch, ferramenta on-line desenvolvida para esse fim, os alunos conseguem criar suas próprias histórias interativas, animações e jogos. “Neste tempo de pandemia estamos intensificando as atividades que envolvam programação”, conta a professora.

Desta forma as turmas dos 6º e 8º anos elaboraram duas animações com os temas “Motivos e consequências das revoltas dos Plebeus na Roma Antiga” e “Os Motivos da Abdicação do Trono no Primeiro Reinado”.

Já os alunos dos 7º anos criaram um quiz sobre “Escravidão, tráfico e práticas de resistência”. Todas as atividades foram desenvolvidas na aula de robótica em parceria com a disciplina de história.

Compatilhe... link:
Marcadores:
Ensino Fundamental 1
Infantil 2
Ensino Fundamental 2
Infantil 1
Robótica: O aluno como protagonista no processo de ensino e aprendizagem
Colégio Sinodal Ruy Barbosa oferece aulas de robótica para alunos do Maternal 3 a 1ª série do Ensino Médio.
Compartilhe esta foto
Compartilhe este álbum
0 Vote
Slide Show
Download do álbum completo