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Reforma Protestante e a educação

terça-feira, 02 de novembro de 2021

A reforma protestante, marcada pelo dia 31 de outubro de 1517, quando Matinho Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, está diretamente ligada à educação. 

Em decorrência dos princípios da Reforma (Somente a Escritura, Somente Cristo, Somente Graça, Somente a fé e Somente a Deus a Glória), surgiu uma ênfase na necessidade da leitura, compreensão e interpretação da Bíblia, sendo fundamental, oferecer instrução às pessoas. 

A Bíblia tornou-se então o livro mais lido da Europa no século XVII, pois assim conheceria Jesus Cristo, o fundamento da fé protestante. 

Antes da Reforma Protestante tomar forma, o direito à educação era restrito aos nobres e ao clero. Foi Martinho Lutero quem iniciou um movimento para modificar esse cenário. 

Em uma de suas cartas endereçadas aos príncipes europeus, Lutero reivindicava que fossem criadas escolas acessíveis a todos. A carta, com teor crítico, solicitava que todas as comunidades tivessem suas próprias escolas. Um lema da reforma era: uma igreja, uma escola.

Para se ter uma ideia, antes da Reforma existiam cerca de 60 universidades, algumas com cerca de 300 anos e restritas à formação do clero. Foi depois da reforma, este movimento espiritual e social, que as portas foram abertas para a população, com grandes universidades criadas por cristãos reformados, como a Universidade de Yale, em 1640, e a Universidade de Harvard, em 1643.

A reforma trouxe o conceito de vocação e chamado para todas as atividades humanas. Então, no conceito Luterano de educação, os professores são chamados pelo exercício da docência a glorificar a Deus pela sua vocação e os alunos a se tornarem cidadãos melhores, além de ótimos profissionais vocacionados para glorificarem a Deus em tudo que fizerem.


Texto: Pr. Marcelo Schneider


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A reforma protestante, marcada pelo dia 31 de outubro de 1517, quando Matinho Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, está diretamente ligada à educação.
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