Ensinar a criança a reconhecer e falar sobre as emoções irá ajudá-la a expressar-se melhor, solucionar conflitos, desenvolver a inteligência emocional e a empatia.
“Muitas vezes uma criança chora para conseguir o que quer, por exemplo, exatamente porque não sabe compreender e descrever as suas emoções, não sabe expressá-las da forma mais eficaz”, explica a psicóloga, Andressa Dalmarco.
Pensando nisso, o Colégio Sinodal Ruy Barbosa, em parceria com a Psicóloga Andressa, criou o projeto: Compreendendo as Emoções. A iniciativa consiste em atividades lúdicas, para apresentar as emoções às turmas do Infantil 1 e 2.
Com histórias, filmes, bonecos e brincadeiras, os pequenos estudantes aprendem a reconhecer as 5 emoções bases: alegria, tristeza, raiva, nojo e medo.
“O que aprendemos na escola levamos para toda a vida. Portanto, reconhecer as emoções na infância, além de favorecer a aprendizagem, tende a trazer consequências positivas também na fase adulta, como mais saúde mental, vida social mais satisfatória e menos conflitos”, destaca a psicóloga.
Além disso, quando a criança aprende a nomear e a reconhecer as emoções, sabe identificá-las não somente em si, mas também nos outros.

Ver também:
- Está chegando a 27ª RUYFEST
- O ensino da matemática para a vida
- Educação física no ambiente escolar
- 1ª turma de 2022 do Projeto de Orientação Profissional é concluída com a visita de 6 profissionais
- Angela Rutzen assume direção do Colégio Sinodal Ruy Barbosa
- A importância da rotina na Educação Infantil