O Novo Ensino Médio passa a valer a partir deste ano para os alunos que ingressarem na 1ª série do Ensino Médio. O grande objetivo é oferecer aos estudantes itinerários de ensino que se conectam com seus objetivos.
Pensando nisso, durante todo o ano letivo de 2021, planejamos em conjunto com a comunidade escolar, quais temas seriam importantes para auxiliar os adolescentes na construção do seu projeto de vida.
As sugestões de eletivas surgiram após vários diálogos entre alunos, pais e professores. “Incluir nossos estudantes na elaboração deste projeto foi essencial para oferecer a eles opções mais assertivas quanto às suas necessidades e expectativas”, destaca a coordenadora do Ensino Médio, Jaqueline Justen.
Uma lista com os temas mais comentados foi criada e passou por um processo de votação. Receberam mais votos e serão oferecidas no primeiro semestre de 2022 as seguintes eletivas:
Educação financeiraProdução textual e oratória
Você conhece seus direitos e deveres?
Laboratório de ciências
Os alunos da 1ª série do Ensino Médio poderão escolher até duas eletivas para cursar no contraturno escolar (segundas ou quartas-feiras à tarde).
“O estudante pode experimentar e se aprofundar nas eletivas escolhidas até a metade do ano. No segundo semestre ele tem a opção de continuar ou escolher outra área de conhecimento”, explica a coordenadora.
Neste primeiro momento, o Novo Ensino Médio será oferecido apenas para as turmas da 1ª série, no entanto, aqui no Colégio Sinodal Ruy Barbosa, alunos da 2ª e 3ª série também terão a oportunidade de participar das aulas, conforme disponibilidade de vagas.
As inscrições para as eletivas para alunos da 2ª e 3ª série irão ocorrer na primeira semana de aula, nos dias 7 a 11 de fevereiro.

Ver também:
- 1ª turma de 2022 do Projeto de Orientação Profissional é concluída com a visita de 6 profissionais
- Angela Rutzen assume direção do Colégio Sinodal Ruy Barbosa
- A importância da rotina na Educação Infantil
- Páscoa Cristã na escola
- Escolha de professores regentes e líderes de turma
- Programa em parceria com a PM busca prevenir o uso de droga e a violência