Portal online:
Novidade: Alunos do Ensino Médio recebem Orientação Pro
Limpar todas

Musicalizar para formar

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

O Colégio Sinodal Ruy Barbosa oferece aulas de musicalização aos alunos do maternal ao 5ª ano do Ensino Fundamental.

A musicalização faz parte da estrutura curricular da escola e tem como objetivo ampliar as oportunidades de ensino e aprendizagem.

A sala de musicalização conta com uma configuração diferente. Não há carteiras, apenas tapetes e almofadas. Neste espaço as crianças sentem-se mais livres, empolgadas e conseguem explorar a criatividade mais facilmente.

“Na educação infantil, nós musicalizamos as crianças por meio de jogos, dinâmicas, fantoches, contação de histórias e manipulação de instrumentos”, explica a professora, Ana Karina Simas Resende Chaves.

Já no Ensino Fundamental a musicalização acontece por meio da teoria e prática. Para essas turmas, tudo que é referente a música é ensinado de forma expositiva.

“Com o jogo do Bingo Musical, por exemplo, nós trabalhamos os diferentes tipos de instrumentos, seus sons e timbres. Outra atividade muito legal que os alunos adoram é a que a gente chama de Astros de Todos os Tempos, onde eles formam grupos e realizam apresentações de astros da década de 50 até a atual”, destaca Ana.

Os benefícios da musicalização

A música contribui para a formação integral do ser humano, então seus benefícios são inúmeros. Por meio dela as crianças desenvolvem a atenção, concentração, percepção auditiva, memória, esquema corporal, lateralidade, coordenação motora, além de contribuir com o desenvolvimento social.

Compatilhe... link:
Musicalizar para formar
O Colégio Sinodal Ruy Barbosa oferece aulas de musicalização aos alunos do maternal ao 5ª ano do Ensino Fundamental.
Compartilhe esta foto
Compartilhe este álbum
0 Vote
Slide Show
Download do álbum completo