Portal online:
Novidade: Alunos do Ensino Médio recebem Orientação Pro
Limpar todas

Formação em língua alemã do Infantil ao Ensino Médio

terça-feira, 13 de outubro de 2020

No Colégio Sinodal Ruy Barbosa, além do inglês e do espanhol, os alunos têm a possibilidade de aprenderem uma terceira língua estrangeira, o alemão. E isso vem desde o Infantil. 

“A língua alemã é ensinada na Rede Sinodal por uma questão cultural e, com o tempo, a própria Alemanha começou a investir no ensino dessa língua aqui no Brasil”, explica a professora de Alemão, Marli Fritz.

A fim de promover um melhor aproveitamento dos estudos, a escola trabalha com metodologias ativas, ou seja, o foco das aulas é a comunicação oral. Os materiais são enviados direto da Alemanha, sempre de acordo com o nível e a faixa etária.

Do 6º ano do Ensino Fundamental a 3° série do Ensino Médio, as turmas são divididas por níveis de conhecimento. Além disso, a partir do 2° ano do Ensino Fundamental, são oferecidas aulas de reforço e monitorias.?

“Aprender alemão é como se fosse um ‘Plus’, um extra para o currículo. Então, nossos alunos têm uma grande oportunidade ao poder aprender a Língua Alemã na escola”, destaca Marli.

Já para os pequenos, conhecer mais de um idioma pode auxiliar, inclusive, na aprendizagem de outras disciplinas. Isso acontece porque a língua estrangeira trabalha diferentes áreas do cérebro.

Parcerias

O Colégio Sinodal Ruy Barbosa tem parceria com O Goethe-Institut, o qual aplica provas de Proficiência nos Níveis A1, A2 e B1, além de oferecer suporte com materiais, cursos de formação continuada para professores e bolsas de estudo para alunos.

Além disso, é uma Escola Parceira Pasch, uma iniciativa do governo da Alemanha que auxilia cerca de 2 mil instituições no mundo todo. Assim como o Goethe-Institut, o Pasch também dá suporte com materiais didáticos, bolsas de estudo e cursos de formação continuada para professores.

Os alunos participam ainda da Olimpíada Internacional de Língua Alemã (IDO) e, neste ano conquistou o 3º lugar na fase nacional com a aluna Sofia Thom da 1ª série do Ensino Médio.

Vorlesewettbewerb

Neste ano, cinco alunos foram selecionados para representar a escola no Concurso de Leitura na Língua Alemã (Vorlesewettbewerb).

Para participar os alunos Johann Hoffmann Rückert (9°1), Bernardo Guerra Ohf (9°1) , Isadora Schumacher Rengel (2° EM), Yasmin Nicoletti Thuller (2° EM)  e Elisa Hasse Tonet (3° EM) foram divididos em categorias, estudaram um texto e gravaram um vídeo lendo-o.

No momento, os materiais estão sendo avaliados por uma comissão em Porto Alegre/RS e dia 16 de outubro serão divulgados os nomes dos ganhadores, que participarão da próxima fase. 

Ihr wart super! Viel Glück!


Compatilhe... link:
Marcadores:
Alemão
Formação em língua alemã do Infantil ao Ensino Médio
Além do inglês e espanhol, Colégio Sinodal Ruy Barbosa oferece aprendizagem de excelência na língua alemã
Compartilhe esta foto
Compartilhe este álbum
0 Vote
Slide Show
Download do álbum completo