No Colégio Sinodal Ruy Barbosa, faz parte da programação do ano letivo a escolha de professores regentes e a eleição para os líderes de turma.
Organizado pela coordenação pedagógica, cada turma escolhe, por votação, o professor regente. Este professor é um elo importante entre a turma, os demais professores e a equipe pedagógica.
“Além de trabalhar em equipe com os líderes da turma, o professor regente tem ainda como função acompanhar, estimular a turma a melhorar o rendimento, a disciplina, o relacionamento entre eles, bem como levar para os estudantes os combinados realizados no pré-conselho e conselhos de classe”, destaca a coordenadora dos anos finais do Ensino Fundamental, Adriana Thives.
A escolha dos líderes de turma é coordenada pelo professor regente, mas com o auxílio dos demais professores, que trabalham em conjunto para identificar a forma de liderança predominante em cada turma.
Os líderes têm como função fazer o elo entre a turma e a escola. Eles são parceiros do professor regente e da equipe pedagógica. Antes da eleição, o professor esclarece as características necessárias de um líder e logo faz o levantamento dos possíveis candidatos.
Um líder de turma ao longo do ano letivo aprende e tem a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança como: capacidade de inspirar, comunicação, relacionamento. No decorrer do processo, torna-se referência entre os estudantes por articular junto com a turma as ações planejadas pela equipe da escola.
“São momentos importantes e democráticos que ensinam muito para todos na comunidade escolar”, finaliza Adriana.

Ver também:
- 1ª turma de 2022 do Projeto de Orientação Profissional é concluída com a visita de 6 profissionais
- Angela Rutzen assume direção do Colégio Sinodal Ruy Barbosa
- A importância da rotina na Educação Infantil
- Páscoa Cristã na escola
- Programa em parceria com a PM busca prevenir o uso de droga e a violência
- Como funcionam as aulas de Educação Física com as turmas do Infantil