As aulas de Educação Física auxiliam no desenvolvimento das habilidades motoras, melhoram a coordenação e postura corporal e ampliam o senso crítico, respeito às regras e diferenças entre os colegas.
Ou seja, o aprendizado vai muito além de criar habilidades esportivas e auxilia o estudante como um todo.
As aulas de Educação Física no Colégio Sinodal Ruy Barbosa, assim como em outras disciplinas, segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Esportes, jogos, brincadeiras, exercícios físico, ginástica, atividades rítmicas e expressivas, lutas e práticas corporais de aventura.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o desempenho fica em segundo plano e dá espaço para o descobrimento e experiências do corpo, por meio de jogos lúdicos de modalidades esportivas e brincadeiras.
A partir do 4º ano as modalidades esportivas ganham destaque, com competições e disputas e o desenvolvimento físico e coletivo ficam mais evidentes.
A separação das turmas em masculino e feminino surgiu devido a necessidade de disponibilizar um ambiente de atividades físicas seguras, tendo em vista as diferenças corporais que se tornam significativas nesse período.
“Um dos fatores positivos e evidenciados pelos professores é o desenvolvimento das habilidades motoras voltadas às práticas esportivas e o cuidado com o próximo evitando conflitos entre os mesmos”, explica a professora Tathiany Maria Rode Goebel.
Cabe ressaltar que os professores também criam oportunidades para que haja a interação entre ambos os gêneros.
