Portal online:
Limpar todas

Como funcionam as aulas de Educação Física com as turmas do Infantil

quarta-feira, 09 de março de 2022

A importância da Educação Física nos primeiros anos de vida vai muito além do físico e de se exercitar. Envolve todo um conjunto de abordagens onde as crianças aprendem a se conhecer e interagir com os colegas e adultos. Elas aprendem a dividir a seguir regras, a cuidar dos materiais didáticos, a soltar sua imaginação e ativar toda a parte lúdica.

A professora de Educação Física, Jocimara de Abreu, conta como planeja as aulas:

“Primeiro eu realizo algumas atividades simples para conhecer a turma e também um pouco de cada criança. Depois eu proponho atividades que envolvam toda a turma. Gosto de atividades voltadas para o lúdico, onde elas aprendem e evoluem ao mesmo tempo que se divertem”, explica.

Quanto mais lúdico for o ensino nessa fase, maior é o aprendizado da criança. Os jogos e brincadeiras recreativas dirigidas a elas devem desenvolver habilidades específicas como coordenação motora, orientação espacial, ritmo, equilíbrio, organização temporal e linguagem.

A turma do Infantil 1, por exemplo, realizou recentemente um circuito onde os pequenos estudantes precisavam criar algumas habilidades para levar o Totó, um cachorrinho de pelúcia, até o Pet Shop.

“Nas mãos eles tinham que segurar o Totó e algumas bolinhas, que representavam os brinquedos e as roupas do animal. Após passar pela ponte eles precisavam espantar o Bicho Grandão com um espaguete de piscina. Nesta atividade trabalhamos coordenação, motricidade fina e grossa e equilíbrio”, finaliza a professora.


Compatilhe... link:
Marcadores:
Educação Infantil
Como funcionam as aulas de Educação Física com as turmas do Infantil
Aa aulas de Educação Física nos primeiros anos de vida envolvem todo um conjunto de abordagens onde as crianças aprendem a se conhecer e interagir com os colegas e adultos.
Compartilhe esta foto
Compartilhe este álbum
0 Vote
Slide Show
Download do álbum completo