A importância da Educação Física nos primeiros anos de vida vai muito além do físico e de se exercitar. Envolve todo um conjunto de abordagens onde as crianças aprendem a se conhecer e interagir com os colegas e adultos. Elas aprendem a dividir a seguir regras, a cuidar dos materiais didáticos, a soltar sua imaginação e ativar toda a parte lúdica.
A professora de Educação Física, Jocimara de Abreu, conta como planeja as aulas:
“Primeiro eu realizo algumas atividades simples para conhecer a turma e também um pouco de cada criança. Depois eu proponho atividades que envolvam toda a turma. Gosto de atividades voltadas para o lúdico, onde elas aprendem e evoluem ao mesmo tempo que se divertem”, explica.
Quanto mais lúdico for o ensino nessa fase, maior é o aprendizado da criança. Os jogos e brincadeiras recreativas dirigidas a elas devem desenvolver habilidades específicas como coordenação motora, orientação espacial, ritmo, equilíbrio, organização temporal e linguagem.
A turma do Infantil 1, por exemplo, realizou recentemente um circuito onde os pequenos estudantes precisavam criar algumas habilidades para levar o Totó, um cachorrinho de pelúcia, até o Pet Shop.
“Nas mãos eles tinham que segurar o Totó e algumas bolinhas, que representavam os brinquedos e as roupas do animal. Após passar pela ponte eles precisavam espantar o Bicho Grandão com um espaguete de piscina. Nesta atividade trabalhamos coordenação, motricidade fina e grossa e equilíbrio”, finaliza a professora.

Ver também:
- 1ª turma de 2022 do Projeto de Orientação Profissional é concluída com a visita de 6 profissionais
- Angela Rutzen assume direção do Colégio Sinodal Ruy Barbosa
- A importância da rotina na Educação Infantil
- Páscoa Cristã na escola
- Escolha de professores regentes e líderes de turma
- Programa em parceria com a PM busca prevenir o uso de droga e a violência