Rotina é ter uma sequência de tarefas pré-definidas que acontecem de forma diária. Através da rotina, a criança aprende sobre organização, responsabilidade, direitos e deveres.
Na educação infantil, a rotina dos estudantes é planejada levando em consideração suas necessidades individuais, bem como suas responsabilidades enquanto grupo social.
“Através das atividades programadas e socializadas com os pequenos, definindo o tempo, a forma de execução e os espaços, eles aprendem a respeitar e seguir melhor os combinados realizados para o melhor aproveitamento de cada atividade”, explica a professora Suane Priscilla Bennert Motta.
A turma do Maternal 2, por exemplo, tem uma rotina bem ampla e didática:
- Acolhimento da chegada, com brinquedos;- Organização do espaço;
- Roda de conversa e cantiga;
- Momentos de histórias;
- Chamada, observação das crianças presentes/ausentes;
- Atividades didáticas dirigidas;
- Atividades livres no parque;
- Oração de agradecimento;
- Alimentação;
- Descanso;
- Higienização (troca de fraldas, lavação das mãos, etc);
- Despedida.
Cada atividade proposta no planejamento tem como objetivo educar e utilizar o tempo como aprendizado.

Ver também:
- 1ª turma de 2022 do Projeto de Orientação Profissional é concluída com a visita de 6 profissionais
- Angela Rutzen assume direção do Colégio Sinodal Ruy Barbosa
- Páscoa Cristã na escola
- Escolha de professores regentes e líderes de turma
- Programa em parceria com a PM busca prevenir o uso de droga e a violência
- Como funcionam as aulas de Educação Física com as turmas do Infantil