Portal online:
Novidade: Colégio Sinodal Ruy Barbosa oferece aulas de
Limpar todas

A importância da dramatização nos anos iniciais

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

As dramatizações dos contos contribuem para melhor interpretação dos textos, pontuações e ajuda a compreender a função do narrador. Além disso, a leitura amplia o vocabulário e facilita o desenvolvimento intelectual e social do aluno.

Pensando nisso, as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental realizam atividades de dramatização durante as aulas. A ideia é despertar o gosto pela leitura, bem como  mobilizar habilidades de oralidade em diferentes interlocuções.

A turma do 3º ano vespertino, por exemplo, preparou  e apresentou  uma leitura dramatizada  dos contos A barra de chocolate, A aposta e O cachorrinho perdido, do escritor Pedro Bandeira.  “Toda a preparação e elaboração dessa atividade aconteceu de maneira lúdica e prazerosa pelos alunos”, explica a professora, Fernanda de Matos.

A escolha dos títulos e personagens foi feita em comum acordo com todos os estudantes e a preparação aconteceu durante as aulas de Língua Portuguesa e Arte. “O momento da escolha dos contos é importante, pois todas as opiniões precisam ser consideradas e respeitadas pelo grupo”, destaca a professora.

A dramatização dos contos é importante na escola em todos os campos de atuação. Os princípios pedagógicos das dramatizações traçam relações claras no desenvolvimento humano, considerando essa arte como uma forma humana de expressão, oralidade e a cultura. 


Compatilhe... link:
Marcadores:
Ensino Fundamental 1
A importância da dramatização nos anos iniciais
As dramatizações dos contos contribuem para melhor interpretação dos textos, pontuações e ajuda a compreender a função do narrador.
Compartilhe esta foto
Compartilhe este álbum
0 Vote
Slide Show
Download do álbum completo