Colégio inovador
O Ensino Médio do Colégio Ruy Barbosa, tem como objetivo consolidar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento nos estudos no ensino superior. Na etapa que finaliza a educação básica, preparamos nossos alunos para a inserção autônoma e crítica no mundo, sendo capazes de tomar decisões fundamentadas e responsáveis, flexíveis a um mundo de constantes transformações, entregando para a sociedade jovens que irão contribuir para a construção de uma sociedade transformadora, mais justa, democrática e inclusiva.
Dentro da proposta do Novo Ensino Médio, o Colégio promove a formação integral dos estudantes através de um ensino de excelência, proporcionando a construção do seu projeto de vida durante as três séries do ensino Médio, juntamente com escolhas oferecidas dentro dos componentes curriculares eletivos.
Tem como objetivos nessa fase:
- Garantir a contextualização dos conhecimentos, articulando as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, além do protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e o desenvolvimento de suas capacidades de reflexão, interpretação, proposição e ação, essenciais à sua autonomia pessoal, profissional, intelectual e política;
- Aprimorar o educando como pessoa humana, na formação ética e no contínuo desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
- Valorizar os papéis sociais desempenhados pelos jovens, para além de sua condição de estudante, e qualificar os processos de construção de sua identidade e de seu projeto de vida (autoconhecimento, criatividade, inovação, organização, planejamento, responsabilidade, liderança, colaboração, visão de futuro, resiliência, curiosidade científica e empreendedorismo);
- Fortalecer o diálogo, o entendimento e a solução não violenta de conflitos, possibilitando a manifestação de opiniões e pontos de vista diferentes, divergentes ou opostos, favorecendo o convívio com as diferenças.
- Conscientizar-se quanto à necessidade de continuar aprendendo e aprimorando seus conhecimentos;
- Viabilizar o acesso dos estudantes às bases científicas e tecnológicas dos processos de produção do mundo contemporâneo, relacionando teoria e prática.
- Apropriar-se das linguagens científicas/tecnológicas e utilizá-las na comunicação e na disseminação desses conhecimentos;