Portal online:
Galeria de fotos: Ruy Barbosa Conquista 1° Lugar no RDD Re...
Galeria de fotos: Meu bichinho de pelúcia fala Alemão! - 3...
Galeria de fotos: 26 de Julho - Dia dos Avós
Limpar todas

Ensino Fundamental

Nesta etapa do processo pedagógico, dá-se início à sistematização do conhecimento. O Colégio Sinodal Ruy Barbosa está comprometido com a educação que promove a assimilação e a produção de conhecimento, o saber reflexivo e a cidadania. Assim, o Colégio proporciona ao aluno condições de aprendizagem, a partir das quais é instigado a pensar, duvidar, criticar, interpretar os fenômenos, construir hipóteses e produzir ideias.

De acordo com a atual legislação educacional brasileira, os estudantes devem iniciar o Ensino Fundamental aos seis anos e o curso deve ter, ao todo, nove etapas, que são divididas em Ensino Fundamental I e II.

Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental I abrange o ciclo que vai do 1º ao 5º ano. É neste momento que o aluno conclui o processo de alfabetização, iniciado de forma lúdica na Educação Infantil, e começa a sistematização dos conhecimentos acadêmicos. As aulas são conduzidas pela professora regente, que é responsável pela matriz comum (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciência, Educação Cristã e Arte).

No Ensino Fundamental I, inicia-se também o ensino das línguas estrangeiras – Alemão e Inglês. No primeiro ano, os alunos têm 1 hora-aula semanal de cada uma das línguas. A partir do segundo ano, a carga horária é de duas horas-aula semanais.

Além das aulas de língua estrangeira, os alunos possuem ainda nesta etapa: Educação Física, Musicalização, Informática e Robótica.

Ensino Fundamental II

A segunda etapa do Ensino Fundamental abrange o ciclo que vai do 6º ao 9º ano. Trata-se do momento em que os saberes das diversas áreas do conhecimento são consolidados.

Nesta etapa escolar, o processo pedagógico é desenvolvido mediante a orientação de um professor de cada disciplina. A grande curricular é composta de: Língua Portuguesa, Alemão, Inglês, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Cristã, Educação Física e Arte; além das aulas de Robótica que acontecem semanalmente. As aulas de línguas estrangeiras (Inglês e Alemão) ganham aumento de carga horária.

Compatilhe... link: