
As aulas de Educação Tecnológica na Educação Infantil tem como objetivo ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças.
Todas as atividades propostas são intencionais, ou seja, buscam proporcionar vivências que promovam aprendizagens nos diversos campos de experiências, sempre pautados na interação e brincadeiras.
As aulas iniciam com uma contextualização, que pode ser uma música, poema, história, vídeos ou brincadeira. Na sequência, a professora propõe a construção de algum objeto ou símbolos utilizando blocos de montar LEGO.
O uso dos blocos de montar estimula a organização de pensamentos e resolução de problemas. Além disso, a criança passa a desenvolver habilidades motoras finas.
Neste sentido, as aulas de robótica também promovem o raciocínio espacial, a consciência de proporções e padrões e estimula aptidões como a concentração, atenção, criatividade e imaginação.
Exemplo 1:
Contextualização: Vídeos infantis explorando como se forma o Arco-íris.
Atividade: dominó do arco-íris com números.
Proposta de construção: objetos, por cores e quantidade correspondente.
Objetivos de Aprendizagem:
-
Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
-
Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
Exemplo 2:
Contextualização: Música: A E I O U (Grupo Triii)
Proposta de construção: vogais que tem no seu nome.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
-
Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
-
Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
